A ortodontia trata das alterações dento-faciais através do uso de aparelhos fixos , móveis ou alinhadores . Hoje em dia é um tratamento de fácil acesso às crianças, adolescentes e adultos.
O alinhador , também conhecido como aparelho invisível , é um placa transparente que cobre os dentes como uma moldeira personalizada . Existem várias marcas e fabricantes desse tipo de aparelho , sendo o INVISILIGN a mais conhecida. Possui algumas características interessantes que o tornam diferenciado . É mais estético , discreto e por ser removível , possibilita mais conforto para comer e higienizar os dentes . Outra característica relevante do alinhador é o fato das consultas de acompanhamento poderem ser menos frequentes em comparação com os aparelhos tradicionais . Além disso , a efetividade desse aparelho pode resultar em um tratamento mais curto .
Embora inicialmente o alinhador aparente ser mais caro que o tratamento ortodôntico tradicional, muito pacientes consideram a relação do custo X benefício : estética , conveniência de remover para se alimentar e para fazer a higiene oral , tempo de tratamento , idas e vindas ao consultório , etc.
Já os clássicos aparelhos com brackets , temos a opção dos metálicos ou a opção de brackets mais estéticos ,em safira ou porcelana que proporcionam maior discrição e melhor estética ao aparelho , tornando seu tratamento ortodôntico diferenciado.
A melhora na aparência causada pelo tratamento ortodôntico pode aumentar consideravelmente a auto-estima do paciente, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Além de um belo sorriso com dentes bem alinhados, a ortodontia busca também uma melhora na intercuspidação dos dentes favorecendo a mastigação, prevenindo desgastes excessivos dos dentes e problemas na articulação mandibular (ATM).
A época mais adequada para se iniciar um tratamento ortodôntico está diretamente relacionada ao tipo de alteração que o paciente venha a apresentar. Por exemplo, problemas de mordida cruzada, mordida aberta e desarmonia entre as arcadas devem ser tratados o mais cedo possível, na dentição de leite ou mista, pois podem levar a alterações esqueléticas mais severas e de difícil solução na dentição permanente.
Portanto, é plenamente recomendável que crianças a partir e 7 anos façam uma avaliação com um ortodontista para verificar e prevenir eventuais alterações dento-faciais .