Existe uma diversidade muito grande de tipos de próteses e materiais empregados na sua confecção. Podem ser divididas em fixas e móveis.
No grupo das próteses fixas , temos alguns exemplos:
Acima, uma sequência de um caso clínico com a colocação de próteses ( blocos) em cerâmica. Os materiais cerâmicos oferecem ótima resistência e estética. Consegue-se obter cores, textura e brilho muito semelhantes ao dente, tornando essas restaurações praticamente imperceptíveis.
FACETAS DE PORCELANA E LENTES DE CONTATO
São utilizadas para proporcionar uma melhor estética em dentes anteriores que apresentam-se manchados, escurecidos, com grandes restaurações, etc. Para sua confecção é feito um pequeno desgaste por toda face vestibular do dente . Nessa superfície desgastada será aplicada a faceta cerâmica, reformulando a estética do dente, seja na cor, forma, tamanho, etc. Na foto acima , vemos dois casos onde em um deles usamos a faceta para corrigir a forma e coloração dos incisivos amarelados . Já na outra imagem , temos um caso de uso de lentes de contato revestindo todos os dentes anteriores .
PRÓTESES TOTAIS FIXAS – PRÓTESE PROTOCOLO
Funcionam como se fossem dentaduras fixas . Para maiores esclarecimentos , favor consultar o tratamento – IMPLANTES .