Cada vez mais o público em geral vem utilizando os novos recursos tecnológicos para clarear os dentes. Basicamente existe duas formar de realizar o clareamento:
No consultório: É feito com a utilização de um gel clareador mais concentrado que , quando em contato com a superfície do dente , liberará oxigênio e assim promoverá a quebra das moléculas dos pigmentos levando a um clareamento da estrutura dentária. Esse processo, se executado corretamente, não causa nenhum prejuízo ao dente nem à saúde geral do paciente. Quem promove de fato o clareamento, é o gel empregado. Sendo realizado no consultório , a concentração é mais elevada e possibilita um resultado mais rápido e muitas vezes imediato .
Em casa: O chamado clareamento caseiro se baseia na utilização de moldeiras personalizadas confeccionadas pelo dentista com o propósito de receber o gel clareador (geralmente em concentrações menores do que aqueles usados em consultórios) e mantê-lo em contato direto com o dente por um período médio de 6h diárias. Normalmente é feito à noite enquanto dormimos. Os resultados finais são geralmente tão satisfatórios quanto os realizados nos consultórios. Apenas tem que ser realizado por um período pouco mais longo (várias noites).